Boa tarde blogueiros!
Quando se faz faculdade de Moda (ainda mais no meu caso, que estou na minha 2ª faculdade de moda), descobrimos o quão importante é o preparo para além de um ótimo estilista, também um impecável empreendedor.
E acreditem ou não; o mercado da moda é o 2º maior empregador do mundo e o 2º maior poluidor também. Isso sem contar com os gastos milionários com esse mercado, na abertura e falência de empresas (em especial as consideradas "pequenas e médias empresas".
Por que isso acontece?!
Por falta de PLANEJAMENTO!!
Isso eu estou vivendo pois aonde trabalho, temos que fazer uma série de "passos" até chegar no consumidor final.
Aqui vai um exemplo clássico de uma produção de alguma peça de roupa ou acessório, como bolsa:
INSPIRAÇÃO (Ou Layout) ---->PESQUISA TEÓRICA---->PESQUISA DE MERCADO---->MERCADO FINANCEIRO(juros, gastos, etc)---->CRIAÇÃO (que se divide em sub-etapas): {desenho técnico, custo dos produtos, tipo de costura, terceirização, teste do produto como resistência e mancha, disponibilidade de cor/material para a quantidade a ser criada---->CUSTO FINAL DO PRODUTO (que inclui combustível, tempo gasto, terceirização, aviamentos, tecidos, telefonemas, energia, juros, lucro, etc)---->PREÇO FINAL DO PRODUTO (Destinado a classe A, B, C, D ou E?!)---->TRANSPORTE/ENVIO DO PRODUTO + LIGAÇÃO MARKETING---->LUCRO FINAL DO PRODUTO (DEU CERTO?!).
Parece ser tão simples uma programação de desenvolvimento de produto, não é...
Imagina o dinheiro médio gasto...
Aos poucos nós aprendemos... É isso que nos torna capacitado nesse meio tão competitivo!
Espero que gostem!
Beijinhos,
Maíra
Espero que gostem!
Beijinhos,
Maíra
